Campinápolis se destaca na vacinação contra Covid-19; o município é o primeiro no ranking estadual

Painel de Distribuição de Vacinas de Mato Grosso mostra taxa de adesão da vacina bivalente entre os municípios.

Campinápolis se destaca na vacinação contra Covid-19; o município é o primeiro no ranking estadual
Foto: Reprodução

Semana 7

 

Campinápolis ocupa o primeiro lugar no ranking estadual com o melhor desempenho na vacinação bivalente contra a covid-19, com 40,22% de cobertura e 3.361 doses aplicadas. O município também possui a maior cobertura vacinal da região Araguaia. Os dados são do Painel de Distribuição de Vacinas de Mato Grosso.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original e é recomendada para pessoas acima de 18 anos que completaram o esquema básico de vacinação ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.

 

O município de General Carneiro tem a segunda maior cobertura regional, com 31,72% de cobertura e 1.300 pessoas que receberam o imunizante bivalente. Torixoréu, Água Boa e Ribeirãozinho completam o top cinco de melhor desempenho na vacinação, com 28,98%, 20,82% e 20,34%, respectivamente.

 

Já entre os que menos aplicaram doses da bivalente na região estão os municípios que não chegaram a 2% de cobertura: Novo Santo Antônio (0,93%), São José do Xingu (1,0%), Alto Taquari (1,25%), Nova Nazaré (1,33%) e Gaúcha do Norte (1,51%).

 

Ainda conforme os dados do Painel, Barra do Garças apresenta uma taxa de 12,96% de cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19, com apenas 6.572 pessoas imunizadas do total de 64.526 aptos a receber o imunizante. (Veja ranking completo aqui)

 

Vacinação no estado

 

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) fez um alerta sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 devido à baixa cobertura vacinal do imunizante. De acordo com o levantamento realizado pela pasta, a taxa de cobertura da vacina bivalente está em 8,60% no estado, o que aponta para a necessidade de a população se imunizar e prevenir as formas graves da doença.