Medicina na UFMT Araguaia: MEC determina equipe técnica para análise e criação do curso

A informação foi divulgada pelo advogado Sandro Saggin e deputado Valdir Barranco

Medicina na UFMT Araguaia: MEC determina equipe técnica para análise e criação do curso
Foto: Marcelo Borges

Semana 7

 

Com articulações de políticos de Mato Grosso, o ministro da Educação, Camilo Santana, designou equipe técnica para iniciar os trabalhos de viabilidade e criação do curso de medicina no campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A informação foi divulgada pelo advogado Sandro Saggin e confirmada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT).

 

Ao Semana7, Barranco falou sobre a importância de Barra do Garças ter um curso público de medicina. “Barra é uma região longe da capital, longe de Goiânia, e que tem um público alvo importante, como as populações indígenas Xavante e pessoas de baixa renda que têm direito às cotas. Então, seria um curso para promover a inclusão em uma área tão elitizada”.

 

No início deste mês, uma comitiva de Barra do Garças visitou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), para dialogar com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT) sobre a criação do curso na UFMT Araguaia.

 

“Fávaro gostou da ideia e no mesmo instante já falou com o ministro da Educação, apresentou a ideia e pediu a ele que o MEC trabalhasse nisso”, disse Saggin, que também integrou a comitiva.

 

Durante a visita, Fávaro também reconheceu a necessidade e a importância do curso de medicina para a região do Vale do Araguaia.

 

"Essa é uma pauta muito relevante para Barra do Garças e toda a região, o curso de Medicina através da UFMT, será uma oportunidade grandiosa de acesso à educação para inúmeros jovens que almejam realizar essa graduação tão concorrida em todo o País. Além disso, fomentará a economia do município e ainda contribuirá demasiadamente para solucionar o grave problema da saúde em Barra do Garças, com a possível viabilização de um hospital universitário para atender a população carente”, enfatizou Fávaro.

 

Há mais de 10 anos os políticos de Barra do Garças dialogam e tentam viabilizar a criação de um curso de medicina na cidade. Nos últimos dois anos essa estratégia tem funcionado. A vinda do curso para o Univar já é dada como certa e agora um novo curso na UFMT Araguaia.

 

O deputado Barranco também disse que está em contato com a reitoria da UFMT, dialogando com o reitor Evandro Soares, para que a universidade possa fazer toda a competência técnica junto ao Ministério da Educação (MEC) para requisição do curso.

Procurada, a reitoria da UFMT disse que não irá se manifestar sobre o assunto.

*Com supervisão de Andrezza Dias