Neta de Mário Juruna, indígena de Barra do Garças lança marca de roupas inspirada na cultura Xavante
Dalize Tsanidza é moradora da aldeia Nova Esperança, localizada na terra indígena São Marcos, a cerca de 120 km de Barra do Garças.

Marcelo Borges – Semana 7
A jovem indígena Xavante Dalize Tsanidza, de 24 anos, lançou na última semana sua marca de vestimentas, a Da’udza, que significa “roupas” na língua Jê, falada pelo povo Xavante. Ela é neta do primeiro deputado federal indígena do Brasil, Mário Juruna, que também é natural de Barra do Garças - MT.
Com um design inovador, a marca tem o objetivo de conectar a ancestralidade do povo Xavante ao universo contemporâneo da moda em todo o mundo através dos traços e gravuras indígenas.
Desde a adolescência, Dalize sonha em trabalhar com moda. Aos 18 anos, deu os primeiros passos estampando camisetas com grafismos de sua cultura, especialmente os símbolos dos dois clãs Xavante, Öwawe e Poredza'õnõ, que traduzem a dualidade e a essência de seu povo.
Agora, com o lançamento da Da’udza, esse sonho se concretiza em uma coleção que valoriza a tradição e a identidade indígena. “Ressignificar a moda é o meu objetivo”, afirma Dalize.
“Quero revitalizar nossa ancestralidade por meio de um movimento contemporâneo, unindo a riqueza dos grafismos Xavante à linguagem global da moda”. disse a jovem.
A marca se destaca por trabalhar com tecidos sustentáveis, respeitando os princípios de preservação ambiental e ética que refletem a relação dos povos indígenas com a natureza. Segundo a estilista, cada peça é pensada para contar uma história, reforçando a importância da memória cultural e promovendo o diálogo entre tradição e modernidade.
Para as pessoas conhecerem mais sobre as produções ou comprar alguma peça, a jovem criou uma conta no Instagram com o objetivo de atender o público de todo o Brasil.
(Com informações da Assessoria)
Comentários (0)
Comentários do Facebook