", }); });
Andrezza dias e João Pedro Donadel – Semana 7
Barra do Garças está cada vez mais perto de conseguir uma data de implantação do curso de Medicina no município. O senador Wellington Fagundes (PL) garantiu que os protocolos estão sendo seguidos para que a região seja beneficiada.
A fala do parlamentar vai de encontro com a aprovação do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar), pela Câmara dos Vereadores do município, nesta segunda-feira (25).
Conforme o Projeto de Lei nº 045/2022, a aliança entre a prefeitura e o centro universitário tem o objetivo de viabilizar ações conjuntas para melhoria da estrutura física e de gestão dos espaços do Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de forma bilateral em prol da autorização do curso de graduação em Medicina na cidade de Barra do Garças.
Entre as ações previstas, segundo o convênio, está a criação de uma comissão para gerir os espaços das unidades de saúde mencionadas para melhorar atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), organizar parte externa (estacionamento e paisagismo) do Pronto Socorro e Hospital Municipal Milton Morbeck e UPA, melhorar espaços destinados aos profissionais, adequações necessárias como implantação de sistema de coleta seletiva nos espaços internos e externos, programa de residência integrada multiprofissional a saúde da família aos profissionais Enfermagem, Farmácia e Odontologia e outros.
O termo de cooperação técnica valerá por seis meses podendo ser prorrogado por igual período.
Para o vereador Geralmino Alves Neto - Dr. Neto (PSB), o convênio entre a prefeitura e o centro universitário beneficiará a população da cidade e da região. “Esse curso de Medicina vai colocar Barra do Garças, a região do Araguaia, em evidência na questão da saúde. Tenho certeza que vai melhorar a saúde também do nosso município, vai gerar mais empregos, vai gerar mais rendas no nosso município”, ressaltou.
Em entrevista ao Semana7, o vereador Gabriel Pereira Lopes, o Zé Gota (PSDB), afirmou acreditar que a cidade está próxima de definir a implantação do curso de Medicina.
“Virá uma equipe técnica do MEC para avaliar toda a questão estrutural, organizacional e demais aspectos para que nossa cidade receba o curso”.
Com este convênio, o Executivo poderá realizar as adequações necessárias apontadas pelo Ministério da Educação, em parceria com o Univar.
A implementação do curso de Medicina em Barra do Garças é constantemente cobrada pela comunidade acadêmica e pelas autoridades políticas municipais, estaduais e federais, visto que é a única faixa em Mato Grosso que ainda não tem o curso superior, dificultando a contratação de profissionais às cidades da região.
No último dia 12 de abril, o novo ministro da Educação, Victor Godoy, afirmou ser favorável à abertura de um novo curso de Medicina em Barra do Garças e que os trâmites deverão começar em breve. A garantia foi dada pelo ministro ao senador Wellington Fagundes durante uma audiência realizada em Brasília (DF).
Mín. ° Máx. °