", }); });
Assessoria
Aconteceu entre os dias 26 à 29 de abril no município de Campinápolis-MT (a 545 km de Cuiabá), a fase municipal dos XI JEM – Jogos Escolares Municipal.
O torneio foi reativado após dois anos paralisado, devido a pandemia do Coronavírus. Evento foi realizado nas modalidades de Futsal e Voleibol, realizado nas quadras poliesportivas da Escola José Guilherme (futsal) e Ginásio Municipal Otávio Eugênio (voleibol).
Cerimônia de abertura
A cerimônia envolveu a concentração dos atletas, técnicos, professores, pais, autoridades e comunidade. Após a composição da mesa de honra e fala das autoridades, houve a entrada das delegações, as quais se fizeram presentes as seguintes instituições de ensino: Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves, Escola Municipal Carinho e Ternura, Escola municipal Couto Magalhães, Escola Municipal Indígena Imaculada Conceição, Escola Municipal Indígena Santo Antônio, Escola Municipal José Cordeiro e Escola Municipal São José do Couto.
Seguindo com o protocolo, o prefeito municipal, José Bueno (PSD) e demais autoridades enalteceram a volta dos jogos escolares no município, ao qual é um evento muito importante e agradeceu aos alunos, técnicos, professores pela dedicação ao realizar os jogos. Logo após, houve o hasteamento das bandeiras, com os respectivos hinos (nacional e municipal), e dado pelo Secretário de Educação, Marlon José Correia Borges a declaração de aberto os Jogos Escolares de Campinápolis-MT.
A abertura teve também as suas apresentações artísticas e culturais, contando com as apresentações: Projeto Musica Maestro João Reis, Apresentação crianças – Cavalgada dos Anjos, Urivelton e Gabriel – Carruagem de fogo, Dança Cultural Indígena da Escola Anastácio Feliciano Alves e apresentação de encerramento dos alunos da Escola Estadual Couto Magalhaes.
Jogos
O início dos jogos escolares aconteceu já ao término da cerimônia de abertura, onde envolveu o confronto entre as equipes Barcelona (Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves) e Couto1, onde as equipes realizaram uma boa partida de abertura, onde a equipe da Escola Couto Magalhães saiu com a vitória pelo placar de 3 a 1.
No segundo dia de competições (quarta-feira) a quadra da Escola José Guilherme teve quatro jogos pela manhã e seis jogos no período vespertino, contando com atuações nas categorias A, B,C e D em ambos os sexos, com os atletas se empenhando ao máximo e apresentando um bom futsal, com muita torcida, tendo como destaque a escola Santo Antônio (Aldeia Campinas) na categoria B feminina, passando pelos confrontos masculinos na categoria B e também nas disputas envolvendo as equipes menores da Escola Municipal Carinho e Ternura. Encerrando o dia com uma partida muito boa e disputada envolvendo as equipes Couto2 e Real Madrid (Anastácio), decidiu-se nos detalhes, saindo a Couto como vencedora, do lado da Escola Anastácio, notou-se o excelente desempenho do goleiro Paulo Prépe o qual realizou excelentes defesas na partida.
Na quinta-feira foi um dia cheio de jogos, onde estreou a participação da modalidade voleibol, dando destaque para as atletas do projeto esportivo educacional, treinada pelo professor de Educação Física Nelson Centurião Jr, projeto o qual conta com a participação de mais de 50 alunos matriculados nas redes de ensino da cidade. A quadra do ginásio Otávio Eugênio viu um voleibol em evolução e com grandes talentos a serem lapidados no esporte. Com o auxílio do professor Ricardo e ex-atletas pode-se dar início na competição que teve seu fim na sexta feira.
Já na quadra da Escola José Guilherme, a partida de abertura da rodada veio com uma grata surpresa, com a Escola Imaculada Conceição (Aldeia São Pedro), demonstrando um belo futsal mostrou para o que veio para a disputa do título. Tivemos também a equipe do Penharol, da escola Anastácio dando um show e dizendo que estava viva na briga pelo título do evento.
Quinta-feira no período vespertino tivemos uma vasta agenda, com 11 jogos em todas as categorias, desde as categorias menores com um futebol envolvente e dando pinta que o município terá ótimos jogadores para o futuro, como também na categoria A, representado pela raça e dedicação da equipe Real Madri (Anastácio) a qual necessitava da vitória e do saldo de gols para garantir a classificação, num jogo muito disputado contra a forte equipe de São José do Couto, o Real Madrid saiu vencedor pelo placar de 3 a 0, mais uma partida em que o goleiro Paulo Prépe realizou ótimas defesas e intervenções.
Também pontuamos as vitórias da equipe feminina da Escola Couto Magalhães para cima da Escola de São José do Couto e da brilhante partida da Escola Imaculada Conceição para cima da Escola Couto.
No último dia de eventos, tivemos as partidas finais do voleibol, tendo a Escola Anastácio Feliciano Alves campeã no Feminino B, São José do Couto no Masculino B, já na categoria A os títulos ficaram com a Escola Couto Magalhães. Deixando os parabéns a todos os envolvidos pela disputa da modalidade voleibol, onde ficou demonstrado que o município deve investir muito nesta modalidade.
No ginásio da Escola José Guilherme, a manhã foi cheia de jogos, onde algumas equipes buscavam vagas nas finais e outras já estavam classificadas para a mesma. Tivemos como destaque os confrontos das semifinais já na categoria B com a forte equipe da Escola Municipal Imaculada Conceição (saiu com a vitória e com a vaga na final), contra a boa equipe da escola Santo Antônio. A outra disputa na categoria B foi com as duas equipes da Escola Anastácio, saindo a equipe do Penharol com a vitória e se habilitando a fazer a disputa do título.
Ainda no período matutino na categoria A masculina tivemos duas partidas, dois jogos onde equipes das mesmas escolas se enfrentaram, na primeira delas as equipes do Barcelona e Real Madrid (equipe vencedora) fizeram um jogo de certa forma mais tranquila. Na outra partida as equipes 1 e 2 da Couto Magalhães fizeram um jogo muito eletrizante, ficando empatada em quatro gols, tendo a disputa da vaga decidida nas penalidades.
Finais
As finais do futsal aconteceram na sexta-feira à tarde, onde apresentou as seguintes equipes campeãs:
Na Categoria D masculina a equipe do PSG conseguiu a vitória da equipe do AJAS, ambas da Escola Carinho e Ternura. Na Categoria C feminino tivemos a equipe do Botafogo campeã e Flamengo como vice campeã, ambas da Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves. Também a Escola Anastácio levou o título e vice na categoria C masculino com as equipes Liverpool (campeã) e Chelse (vice).
Para decidir quem iria representar o município nos jogos escolares regionais etapa de Canarana, tivemos duas excelentes partidas, a primeira delas aconteceu com as Escolas Santo Antônio (Aldeia Campinas) e Escola Anastácio, tendo ambas realizado um bom jogo, no primeiro tempo acabou empatado, já na segunda etapa a equipe São Paulo (Emafa) não conseguiu segurar a equipe Santo Antônio, a qual sagrou-se campeã pela primeira vez em sua história dos jogos escolares fase municipal e garantiu a vaga nos jogos regionais.
Já na categoria B masculina teve uma disputa épica com duas equipes muito fortes (tanto fisicamente como taticamente), jogo disputado segundo a segundo, que levou as torcidas ao delírio. Decidida nos detalhes tanto dentro de quadra como com os técnicos tiveram que trabalhar duro para decidir o jogo. No final deu a equipe da Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves vencedora, mas enaltecendo a muito boa equipe da aldeia São Pedro que fez bonito durante os jogos do evento, estão de parabéns. Destacando também que foi a primeira vez que a equipe indígena veio participar de um evento na cidade.
Na categoria A feminina não deu outra, sagrou-se campeã o time da Escola Estadual Couto Magalhães, ficando a equipe do distrito de São José do Couto com o vice campeonato.
Já na categoria A masculina tivemos um grande jogo, envolvendo as escolas Anastácio Feliciano Alves e Couto Magalhães, ambas com suas equipes chamadas principais e com força máxima, fizeram um primeiro tempo de alto nível, onde ambos os goleiros tiveram que realizar grandes intervenções. Com o jogo empatado, foi decidido na etapa final, trazendo os alunos mais preparados fisicamente, a equipe da Couto Magalhães conseguiu envolver os atletas da Anastácio, e assim conseguiu o título.
Os XI Jogos Escolares Municipal de Campinápolis só pode ter sido realizado com a cooperação e participação de todas as instituições de ensino, desde os professores, coordenadores, diretores, apoio e parte técnica. Como também o grande empenho dos profissionais da Educação que trabalham na SEMED e também secretaria de Esportes, agradecemos também a secretaria de Saúde pelo envio dos profissionais para darem assistência em quadra, a Polícia Militar, conselho tutelar.
Para terminar agradecer ao prefeito municipal José Bueno Vilela, secretários de Educação Marlon J. Corrêa Borges, de Esportes Leomar Tavares, e aos assessores pedagógicos Fabiano Moura e Marilene Corrêa Borges por toda a dedicação para que pudessem ter sido realizado os jogos. Por fim saudar os profissionais de Educação Física (técnicos) e alunos, pois sem eles não seria possível ter sido realizado esse evento com um bom nível técnico.
Mín. ° Máx. °