", }); });
Por: Adailson Pereira
Aconteceu nos dias 03 e 05 de maio, em Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), o primeiro encontro da Formação dos Gestores Escolares. A ação faz parte do programa do Governo de Mato Grosso, Alfabetiza MT.
Segundo o secretário de Educação do município, Marlon José Correa Borges, no primeiro encontro reuniram para a formação 34 gestores entre coordenadores e diretores de escolas da rede pública, tanto de ensino indígena como não indígena.
“Esta formação terá duração de 120 horas, sendo 60 no primeiro semestre e 60 no segundo. Contará com encontros síncronos e assíncronos”, relata o secretário.
Marlon Borges também relatou que neste programa, terá a formação para professores da educação infantil que atuam com crianças de 5 anos, e aos alfabetizadores que atuam nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
O secretário afirmou que este programa é uma proposta desafiadora, e exige responsabilidade, compromisso, respeito e ética, na busca de recuperar os níveis de aprendizagem dos estudantes pós pandemia, causada pelo Coronavírus.
Marlon Borges agradeceu pelo apoio dado pela prefeitura de Campinápolis e ao secretário estadual de educação.
“Agradecimentos ao prefeito José Bueno Vilela (PSD), e ao secretario de estado, Alan Porto pelo acordo firmado entre estado e município no Programa Alfabetiza MT”, finaliza Marlon Borges.
Alfabetiza MT
O Programa ALFABETIZA MT visa o fortalecimento do Regime de Colaboração entre estado e municípios com ênfase na Alfabetização das crianças até 2° ano do Ensino Fundamental.
O programa prescinde de estrutura de gestão, criação de instrumentos legais e assinatura do termo de cooperação técnica pelo governo do Estado e prefeitos para assegurar, às crianças, o direito à alfabetização na idade certa.
Estruturado em 8 componentes e 26 macro ações, o Programa ALFABETIZA MT tem por objetivo a transformação do contexto do estado sobretudo, na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.
Mín. ° Máx. °