Segunda, 08 de Agosto de 2022 17:17
66 98150-5448
Geral Saúde

Novo São Joaquim e mais quatro municípios do Araguaia estão com risco alto para Covid-19

Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo para a contaminação pelo vírus

12/05/2021 14h36
Por: Redação Fonte: SES-MT
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

SES-MT

Semana 7

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, na terça-feira (11), o Boletim Informativo nº 429 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. De acordo com o documento, 12 municípios estão na classificação de risco alto para coronavírus, entre eles cinco da região Araguaia.

 

As cidades que estão com risco alto são: Araguainha, Brasnorte, Canabrava do NorteConfresa, Figueirópolis D’Oeste, Juína, Marcelândia, Novo São Joaquim, Reserva do Cabaçal, São José do Povo, Tangará da Serra e Torixoréu.

 

Na última terça-feira (4), Araguainha, Canarana, São Félix do Araguaia e mais sete municípios mato-grossenses estavam com risco muito alto de contaminação pelo vírus, com recomendação de quarentena coletiva obrigatória.

 

Outras 129 cidades estão classificadas na categoria moderada para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo para a Covid-19 nesta semana.

 

Novo método para classificação

 

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março de 2021. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorze dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorze dias.

 

Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

 

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias.

 

Confira as medidas de acordo com a classificação de risco

 

Nível de Risco Moderado

a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco BAIXO;

b) quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias.

 

Nível de Risco ALTO

a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO e MODERADO;

b) proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração;

c) proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não-presenciais;

d) adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °