Segunda, 08 de Agosto de 2022 16:51
66 98150-5448
Geral Barra do Garças

Indígenas Xavante participam de oficina de Recuperação Ambiental e Viveirismo

Oficinas foram ministradas por colaboradores e servidores da Coordenação Regional (CR) Xavante na aldeia Namun.kurá, em Barra do Garças

19/07/2022 10h26
Por: Redação Fonte: Semana 7
Foto: Funai
Foto: Funai

Semana 7

 

Indígenas da etnia Xavante participaram de oficinas de Recuperação Ambiental e Viveirismo promovidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), na aldeia Namunkurá da Terra Indígena São Marcos, localizada no município de Barra do Garças (MT). As atividades foram realizadas entre os dias 5 e 8 de julho.

 

De acordo com a assessoria da Funai, pelo menos 58 indígenas de 14 aldeias participaram da atividade que abordou os princípios e práticas agroflorestais, além da recuperação e enriquecimento dos quintais familiares como forma de lidar com as adversidades ambientais de forma sustentável e produtiva.

 

As oficinas foram ministradas por colaboradores e servidores da Coordenação Regional (CR) Xavante, unidade descentralizada da Funai em Mato Grosso.

 

Indígenas da aldeia São Brás desenvolvem, desde 2019, um projeto de plantios agroflorestais e de recuperação de nascentes. Além do plantio agroflorestal de abacaxi, árvores do Cerrado e cultivos anuais de roça, a aldeia busca estratégias e ações para proteger e prevenir a região dos incêndios neste período seco, especialmente em áreas próximas à nascente.

 

No último dia de evento, o debate foi sobre a produção de mudas em viveiro. Os indígenas participantes fizeram um mutirão para construção de um viveiro e foram orientados acerca da produção de mudas nos saquinhos. (Com informações da Funai)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °