Semana 7
A Câmara Municipal de Querência (MT) aprovou o afastamento sem remuneração dos vereadores Neiriberto Martins Erthal (PSC) e Edmar Lucio Batista (PDT), nesta segunda-feira (25). Ambos os parlamentares protagonizaram uma discussão acalorada no Plenário da Casa Leis que ganhou repercussão nacional.
A confusão envolvendo Neiriberto no dia 21 de março, quando ele sacou e apontou uma arma para o colega de parlamento Edmar, durante uma sessão na Câmara Municipal que debatia a implantação de férias remuneradas e 13º salário para os vereadores. O caso desencadeou uma comissão processante por quebra de decoro parlamentar.
Os afastamentos de ambos foram aprovados por 8 votos a favor e um contrário. Neiriberto ficará fora do cargo por 24 meses. Já Edmar será afastado das funções por 18 meses.
Durante a sessão desta segunda, os vereadores ressaltaram que o caso ganhou alta repercussão e que ‘manchou’ a imagem da Câmara. A abertura do processo de cassação por quebra de decoro parlamentar foi aprovada na Casa em 4 de abril.
A defesa de Neiriberto pontuou que o julgamento feito é de cunho político e que o vereador já vem sofrendo uma série de punições, como estar afastado há quatro meses, ter ficado dois meses preso e por ter que usar tornozeleira eletrônica. (Com informações do Primeira Página)
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °