", }); });
Sábado, 04 de Dezembro de 2021 22:50
66 98150-5448
Geral Indígena

Indígenas Xavante concluem curso de manutenção básica e operação de tratores

O curso teve início em 27 de setembro e terminou no último dia 1º de outubro.

26/10/2021 10h30
Por: Redação Fonte: Assessoria
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

Assessoria

 

Indígenas Xavante das Terras Indígenas Parabubure e São Marcos (MT) concluíram o curso de manutenção básica e operação de tratores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Mato Grosso (Senar-MT). A iniciativa contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e foi articulada pela Coordenação Regional (CR) Xavante, unidade descentralizada da fundação em Barra do Garças.

 

O curso teve início em 27 de setembro e terminou no último dia 1º de outubro. A etapa teórica foi realizada na Sede da CR Xavante e a parte prática em um espaço providenciado pelo próprio Senar, utilizando um trator pertencente ao patrimônio da Funai. Além do auditório e maquinário, a fundação também prestou apoio logístico aos indígenas participantes do curso.

 

Ao todo, serão beneficiadas cerca de 4 mil indígenas, distribuídas em mais de 100 aldeias. A população Xavante apresenta grande demanda por utilização de tecnologias que facilitem o trabalho em suas roças comunitárias, em especial aquelas que possibilitem maior agilidade no preparo do terreno. Nesse sentido, o curso de Manutenção e Operação de Tratores contribui para a operação segura e eficiente do maquinário, proporcionando maior capacidade de produção de alimentos e, consequentemente, o aumento da segurança alimentar.

 

A previsão é de que, em dezembro, seja formada outra turma de tratoristas, bem como seja realizado um curso de manutenção e operação básica de motosserras, a ser ministrado na aldeia Nossa Senhora de Fátima, na Terra Indígena São Marcos (MT).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °