", }); });
Sábado, 04 de Dezembro de 2021 23:16
66 98150-5448
Geral Indígena

Empaer cadastra Xavantes para acesso a programa de fomento

O objetivo é atingir 50 famílias que terão ajuda financeira de R$ 2,4 mil dividido em duas parcelas para investir na lavoura, criação ou venda de aves e no artesanato.

04/11/2021 09h37
Por: Redação Fonte: Empaer MT
Cadastramento segue sendo realizado pela equipe da Empaer Foto: Empaer
Cadastramento segue sendo realizado pela equipe da Empaer Foto: Empaer

Maricelle Lima Vieira – Empaer-MT

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) vêm realizando o cadastramento de indígenas Xavantes de Alto Boa Vista (MT) para acesso ao Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. O programa do Governo Federal tem como objetivo a inclusão social e produtiva de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade no meio rural, com renda mensal per capita de até R$ 89,00.

A meta é atingir 50 famílias que vivem na terra indígena Marãiwatsédé e irão receber o fomento dividido em duas parcelas, para execução de projetos produtivos e investir na lavoura, criação ou venda de aves e no artesanato.

A equipe da Empaer, o coordenador Regional Marcondes França, a  extensionista social Daniele Renata Alves e o técnico Fábio Boeck estão desde o mês de agosto realizando o trabalho desde o termo de adesão, agora com o planejamento produtivo e, logo em seguida aguardar a notificação do Ministério da Cidadania com a primeira parcela que é creditada no cartão do bolsa família.

“Acompanhamos todo o processo e junto com o projeto de 35 famílias até o momento identificamos que todas irão criar aves para subsistência. Vamos dar continuidade nas aldeias mais afastadas e finalizar essa segunda fase até a próxima semana”, destaca Daniele.

Ela ressalta que a ajuda é muito bem-vinda. “Com o dinheiro é possível adquirir o material e montar o galinheiro e adquirir os pintinhos. Tudo é estipulado no projeto que é acompanhado pela Empaer”.

Para o vereador Cosme Rite que representa as sete aldeias da região  esse acompanhamento é muito importante. Ele destaca que a comunidade é muito grata com a assistência recebida pela Empaer. “Estou sempre no escritório regional solicitando algum tipo de orientação. Com o programa de fomento não é diferente. Os técnicos estão nas aldeias e explicam todo procedimento a cada pessoa e o que é preciso para participar. O dinheiro vem em boa hora e vai ajudar muitas famílias”.

Logo que entra a primeira parcela, os técnicos voltam nas aldeias e anexam junto ao projeto produtivo as notas fiscais do que foi adquirido com o benefício, com isso, logo sem seguida a segunda parcela é creditada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °