", }); });
Sábado, 04 de Dezembro de 2021 22:41
66 98150-5448
Campinápolis Projeto turístico

Campinápolis recebe a segunda etapa do Missão Brasil

O objetivo da segunda etapa foi o plantio de mudas frutíferas em reservas indígenas.

25/11/2021 14h23 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Fotos: Felipe Martins
Fotos: Felipe Martins

Por: Adailson Pereira

O município de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), recebeu a 2º etapa do Missão Brasil ‘Plantando o Futuro’. O projeto que iniciou na cidade mato-grossense em julho deste ano, teve a realização da GoMartins e da prefeitura municipal, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Assuntos Indígenas.

De acordo com a secretária municipal de turismo e meio ambiente, Sirlene Dias, a primeira etapa do projeto Missão Brasil teve o objetivo de dar visibilidade aos potenciais pontos turísticos do município e a cultura do povo indígena Xavante, que são a maioria entre a população campinapolense, e a maior do mundo entre as populações indígenas de uma mesma etnia localizada em uma reserva indígena. Já a segunda etapa, foi o plantio de mudas frutíferas em reservas indígenas.

Ainda segundo a secretária, durante a realização do projeto, a equipe observou que poderia fazer algo mais para estas comunidades carentes em vários aspectos.

“E foi com o pedido de uma representante da aldeia São Gabriel, para que plantássemos um pomar na comunidade deles, que nasceu a ideia do Missão Brasil 2º etapa, com o tema “Plantando o Futuro”, onde a equipe da GoMartins e a prefeitura municipal, se juntaram numa ação história de plantio de mudas em aldeias indígenas”, explica Sirlene Dias.

2ª etapa do projeto

Nos seis dias, foram plantadas mais de 2 mil mudas de espécies frutíferas. De acordo com Sirlene Dias, as mudas foram doadas pela Secretária de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), Viveiro Municipal de Querência, George Kalley Bernardes e a Cooperativa Campileite, que doou o calcário e adubo necessários para a correção do solo.

“Dois dias da expedição foram dedicados especialmente para a participação de alunos da rede pública municipal e estadual, numa ação histórica, onde estudantes indígenas e não indígenas plantaram juntos centenas de mudas, além disso, os alunos conheceram mais da cultura Xavante em uma experiência única para todos que participaram da expedição”, disse a secretária.

Sirlene Dias ressalta que a ação superou as expectativas, tendo em vista que inicialmente seriam plantadas 600 mudas frutíferas, “mas com a contribuição de diversos parceiros, foi possível plantar mais de 2 mil mudas”. A gestora também revela que o desenvolvimento e o controle de praga nas plantas serão acompanhados pela secretaria de turismo e meio ambiente juntamente com os indígenas, para que o projeto alcance de fato o seu objetivo, que é a produção de frutas para servir como fonte de alimento aos indígenas.

Além do plantio, a 2ª etapa do Missão Brasil contou com a realização de workshops/palestras, dentro da Oca da Sabedoria, localizada na Aldeia São Gabriel, que foi inaugurada na primeira etapa do projeto. “Os temas escolhidos foram agrofloresta, cavernas e mídias sociais, ministradas pela Drª, Elizandra Gomig e a equipe da GoMartins”, disse Sirlene Dias.

Apoio

Por fim, a secretária ressalta que só foi possível a realização da ação, graças ao apoio incondicional do prefeito, José Bueno Vilela (DEM), que segundo ela, disponibilizou toda a infraestrutura e logística necessárias para que tudo fosse realizado da melhor forma possível. “Tivemos o envolvimento de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e da Assessoria Pedagógica do Estado, numa ação única e histórica para o município de Campinápolis”, enfatiza a gestora da pasta.

“Participar do projeto Missão Brasil, foi algo que me trouxe uma realização não só profissional, mas também pessoal. Para mim, o ápice desta ação foi presenciar a interação entre crianças não indígenas e crianças indígenas, poder proporcionar esta experiência para estas crianças foi algo impagável. Agradeço a Deus pela oportunidade de vivenciar tudo isso”, disse Sirlene Dias.

A Secretária também agradeceu ao prefeito, José Bueno por acreditar no projeto, e ao esposo George, por viver isso ao lado dela. Ela também estendeu os agradecimentos à equipe da GoMartins pela parceria de sempre e ao secretário de assuntos indígenas, Epaminondas Conceição da Silva, “foi meu parceiro do começo ao fim”.

“A todos os parceiros, voluntários e colaboradores, obrigada por terem doado o seu tempo e trabalho durante todos os dias da expedição, e por fim, agradeço a toda a comunidade Xavante, por onde passamos e que nos receberam com tanto carinho”, finaliza, Sirlene Dias.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (05/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Segunda (06/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °