Prefeito de São José do Xingu entregará a Lula pauta sobre logística na região
Presidente irá ao município a convite do cacique Raoni para visitar a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina.

Semana7
O prefeito de São José do Xingu, Sandro Costa (União), irá receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (4), durante uma visita do chefe de Estado à aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu.
O encontro é um convite do cacique Raoni Metuktire, liderança de destaque no Brasil e no exterior pela atuação política em defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas, para discutir sobre mudanças climáticas e fortalecimento da cultura dos povos originários. Contudo, a expectativa é que Dr. Sandro, que preside o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Norte Araguaia (CIDESA) e participa do movimento “Integração Araguaia, Xingu e Nortão”, também entregue a Lula um documento solicitando a conclusão do asfalto nas BRs 158 e 242, além da liberação ambiental para a MT-322.
Em entrevista ao Semana7, o prefeito Dr. Sandro disse que irá priorizar o pedido de delegação do Ibama para a Sema referente aos licenciamentos de rodovias que contornam a Terra Indígena Marãiwatsédé. Também serão apresentadas solicitações de pavimentação integral das BRs 158 e 242, as quais são as pautas do movimento Integração Araguaia, Xingu-Nortão, que conta com a participação efetiva de 30 prefeitos e mais de duzentos vereadores destas regiões.
De acordo com gestor de São José do Xingu, cerca de 18 prefeitos das regiões Araguaia, Xingu e Nortão estarão presentes no encontro entre o presidente Lula e demais lideranças indígenas que habitam a bacia do Rio Xingu.
“A expectativa é que, com a vinda do presidente, possa haver transformação da região, que ela possa realmente ser olhada pelo governo federal, e que o Governo do Estado possa agir mais na melhoria da infraestrutura local, que é o principal gargalo. O principal sofrimento aqui dessa região”, explicou Dr. Sandro.
Comentários (0)
Comentários do Facebook