Aproximadamente 3 mil indígenas participam do primeiro dia da 1ª Confraternização dos Povos Xavante de Campinápolis

A abertura do evento aconteceu na Praça Central.

Aproximadamente 3 mil indígenas participam do primeiro dia da 1ª Confraternização dos Povos Xavante de Campinápolis
Foto: Mateus Guimarães - Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

A Prefeitura de Campinápolis (a 545 km de Campinápolis, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação, Assuntos Indígenas, Cultura e Assistência Social, com apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), realizou na quinta-feira (17), a abertura da 1ª Confraternização dos Povos Indígenas Xavante.

 

O primeiro dia de evento contou com uma programação recheada de atrações, com torneio de futsal, vôlei de areia, corrida de 100 metros e atendimentos sobre a conscientização da dengue, saúde mental e drogas.

 

Logo pela manhã, foi servido aos indígenas na feira coberta Vicente Esteves Pimenta, o café da manhã. No local, também foram servidos almoço e jantar.

 

As atrações também contaram com parquinhos e trenzinho da alegria.

 

O primeiro dia de evento contou com a abertura dos torneios esportivos. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Leonel Brasil, foram inscritos 20 times masculinos no futsal e 10 equipes no feminino. “A gente está realizando mais esse evento da prefeitura, e somos responsáveis pela parte esportiva, que iniciou com o futsal, vôlei de reais nas categorias masculino e feminino”. O secretário também ressaltou o comparecimento da população. “É um evento grandioso onde recebemos mais de 3 mil indígenas”.

 

Professora da Escola Indígena Luiz Rudzane Edi Orebewe (Aldeia Ro’oredza’odzé), Tainara Gomes, relatou que as equipes de futsal masculino e feminino da comunidade ficaram ansiosos para disputarem o torneio. “É uma semana bastante especial para o município e viemos representar a nossa comunidade. Eles estão ansiosos e passaram a semana toda comentando”.

 

Professor da mesma instituição de ensino, Josué Nogueira ressaltou que o evento é primordial para que os indígenas sintam inseridos à cidade. “O que está acontecendo aqui é maravilhoso, os meus alunos estão empolgados”.

 

Presente no evento, o superintendente de Assuntos Indígenas do Estado de Mato Grosso, Agnaldo Santos parabenizou o prefeito José Bueno Vilela (União Brasil) e a primeira-dama, Ana Lucia Bueno pela realização da confraternização. “O evento vai entrar ficar na história e tivemos total apoio do nosso governador Mauro Mendes e da nossa primeira-dama Virgínia Mendes”.

 

O prefeito destacou essa parceria e ressaltou que a população campinapolense é composta por quase 60% de indígenas da etnia Xavante.

 

“É mais que merecido a gente está fazendo essa festividade para os nossos queridos irmãos indígenas e com essa parceria com o Governo de Mato Grosso, a gente pode proporcionar esse evento”, disse o gestor.