Bombeiros reforçam que denúncia sobre a Exponova, em Nova Xavantina, foi anônima e não citaram nomes

Bombeiros reforçam que denúncia sobre a Exponova, em Nova Xavantina, foi anônima e não citaram nomes
Foto: Reprodução

A Notícia em Foco

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, por meio da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (4ª CIBM), em Nova Xavantina, voltou a se manifestar sobre a denúncia registrada durante a realização da Exponova 2026.

Após repercussão de informações que atribuíram a autoria da denúncia a um cidadão, o major Felipe Augusto esclareceu que a denúncia foi anônima e que, em nenhum momento, a corporação teve acesso ou divulgou qualquer nome.

Segundo ele, o registro foi feito em Cuiabá e apenas encaminhado para a unidade local, que cumpriu o procedimento padrão de vistoria.

“O Corpo de Bombeiros apenas recebeu o encaminhamento da denúncia. Não sabemos quem fez. Em nenhum momento foi relatado nome de qualquer cidadão”, destacou.

Diante disso, a equipe realizou uma nova inspeção no parque de exposições para verificar a procedência da informação.

A denúncia apontava possíveis irregularidades estruturais no setor do rodeio, como retirada de escadas e uso inadequado de espaços sob camarotes. No entanto, após a vistoria, foi constatado que a denúncia não procedia, estando toda a estrutura conforme o Projeto Técnico Temporário (PTeT) previamente aprovado.

A vistoria integra os protocolos previstos na legislação estadual de segurança contra incêndio e pânico, e, conforme reforçado pelo major, a atuação da corporação se limitou ao cumprimento da ordem recebida.

Durante todos os dias do evento, equipes permaneceram no local e não houve registro de ocorrências graves, garantindo a segurança do público presente.