Campinápolis deve receber o primeiro CRAS Indígena de Mato Grosso

O anúncio foi feito pela secretária de estado Grasielle Bugalho, durante o segundo dia da 1ª Confraternização dos Povos Indígenas Xavante.

Campinápolis deve receber o primeiro CRAS Indígena de Mato Grosso
Foto: Davi - Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

Durante o segundo dia da 1ª Confraternização dos Povos Indígenas Xavante, realizado na Praça Central de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), a secretária de estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Grasielle Bugalho, entregou ao prefeito José Bueno Vilela (União Brasil), computadores para o Procon municipal. O evento ainda contou com a participação de outros líderes políticos, apresentações culturais e as finais do vôlei de areia e futsal nas categorias masculino e feminino.

 

Além dos computadores, Campinápolis vai receber do Governo de Mato Grosso uma ajuda de custo no valor de 150 mil reais (anual), para a contratação de três profissionais para irem até as aldeias auxiliarem no trabalho de assistência social. De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Bueno, essa é mais uma conquista da sua pasta.

 

“Mais uma vez a equipe do Governo do Estado está aqui conosco, isso mostra o quanto eles dão atenção ao nosso município. Durante o evento, eu pedi para a secretária Grasi [Grasielle Bugalho], o que o governo poderia fazer para nos ajudar para quem uma equipe de assistente social e psicóloga pudesse ir até as aldeias, e durante o evento, recebemos a notícia que teremos uma ajuda de custo, e essa conquista, é para todos”, disse a primeira-dama.

 

Representando o governador Mauro Mendes (União Brasil) e a primeira-dama do estado, Virginia Mendes, a secretária Grasielle Bugalho ressaltou que a equipe da SETASC visitou mais de 150 aldeias fazendo o recadastramento da população indígena. Na ocasião, foram entregues mais de 1500 cestas básicas oriundas do Programa Ser Família Indígena, idealizada pela primeira-dama.

 

“Estamos aqui para mostrar essa vontade do governador Mauro Mendes e mostrar e procurar fazer cada vez mais para a população de Campinápolis principalmente pelos povos indígenas”, disse a tenente-coronel.

 

Grasielle Bugalho também ressaltou que a entrega dos computadores ao Procon Municipal serve para facilitar o trabalho de fiscalização junto ao comércio local, visto que, houve denúncias onde supermercados do município estariam aumentando o valor dos alimentos, véspera ao pagamento de auxílio dos indígenas. A secretária revelou que tem conversado com o Governo Federal em busca de instalar no município, o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Indígena do Estado.

 

O prefeito José Bueno agradeceu a presença da equipe do Governo de Mato Grosso e revelou que Mauro Mendes e Virginia Mendes não estiveram presentes devido a um problema de saúde da primeira-dama do estado.

 

“Queremos agradecer toda a equipe do Governo do Estado que estão aqui prestigiando e nos ajudando no evento”, disse o gestor.

 

A secretária municipal de cultura, Seila Maria revelou que o evento é um momento único e envolveu várias pessoas. “O pessoal está participando e está muito bonito as apresentações”.