Corpo de sargendo da PM é localizado em rio; chuvas atrapalham operação em MT

Servidor da Sema conseguiu escapar e nadou até às margens do rio. Soldado da PM continua desaparecido.

Corpo de sargendo da PM é localizado em rio; chuvas atrapalham operação em MT
Foto: Reprodução

Brenda Closs e Alexandra Lopes – FolhaMax

 

Forças de Segurança Pública de Mato Grosso localizaram na manhã deste sábado (02), o corpo do sargento da Polícia Militar, Helidiony Barbosa da Silva. Ele e o soldado Jaderson Nunes Teixeira, que também estava na embarcação, segue desaparecido. Os militares faziam patrulhamento no Rio das Mortes, na cidade de Novo Santo Antônio, na região do Araguaia, quando o barco virou, na sexta-feira (1).

 

Além dos militares, estava também no barco, o servidor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Johann Davilas Barros Cavalcante, que atua como gerente do Parque Estadual do Araguaia. Ele conseguiu nadar até a encosta do rio e foi resgatado em segurança.

 

Comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, o coronel Alexandre Mendes, comentou as dificuldades nas buscas pelos militares. Ele enfatizou o compromisso da corporação em mobilizar todos os recursos disponíveis para a busca.

 

Desde as primeiras notícias do desaparecimento, equipes de bombeiros, aviões com apoio de tropa, helicópteros para varredura da área e mergulhadores têm sido empregados na operação de resgate. “Trata-se de uma época de águas, com rio cheio e muita chuva, quase nenhuma visibilidade e crispação na superfície. Apesar dos percalços, corremos contra o tempo na expectativa de encontrarmos nossos irmãos com vida. Enquanto houver 1% de chance de êxito mobilizaremos 100% de esforços na missão de resgatar nossos policiais com vida de volta para seus lares”, declarou o comandante.

 

Ainda de acordo com Mendes, a PM mantém contato constante com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, e com o governador Mauro Mendes (UB), mantendo-os informados sobre o andamento das buscas. “Essa é a perspectiva e oração de todos nós. Sabemos das dificuldades, e não ignoramos o pior, porém, ainda assim, a respeito a toda tropa e familiares perseguiremos o objetivo até encontrarmos nossos irmãos”, salientou Alexandre Mendes.

 

Ainda ontem, a embarcação que estavam o trio, foi localizada presa à vegetação próximo à margem do Rio das Mortes. Também foram encontrados os pertences dos ocupantes, como mochilas, drones e um celular, que seria do sargento.

 

As informações preliminares indicam que a embarcação virou após bater no rebojo da água. Com o impacto, os três ocupantes caíram no rio e o barco foi levado pela correnteza.

 

O celular teria perdido o sinal e, com isso, o piloto teria dado uma volta para voltar e pegar do sinal do telefone. Nesse momento, o barco bateu em um rebojo, virou e os três ocupantes caíram na água.