Incêndio em área rural de Campinápolis mobiliza prefeitura e cooperativa para conter avanço das chamas
Fogo teria começado após queima de lixo em uma chácara; vento forte e vegetação seca dificultam o combate e aumentam o risco de propagação para propriedades vizinhas.
Por: Adailson Pereira
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área rural de Campinápolis nesta quinta-feira (9) e mobilizou equipes da Prefeitura Municipal e da Cooperativa Campileite para impedir que as chamas se espalhassem para propriedades vizinhas.
O foco do incêndio fica a cerca de 7 quilômetros da antiga saída para Nova Xavantina. Segundo informações apuradas no local, o fogo avança rapidamente devido aos ventos fortes, ao pasto seco e à grande quantidade de cupinzeiros existentes na área, fatores que dificultam o controle das chamas.
O caminhão-pipa da Prefeitura esteve no local para auxiliar no combate ao incêndio e permanece de prontidão para agir caso o fogo alcance pastagens vizinhas. Paralelamente, a Cooperativa Campileite disponibilizou um trator para a abertura de aceiros, técnica utilizada para criar faixas de contenção e impedir o avanço do incêndio.
De acordo com as informações iniciais, o incêndio teria começado após uma moradora colocar fogo em um monte de lixo no quintal de uma chácara. Com a ação do vento, as chamas saíram do controle e atingiram a vegetação ao redor.
As autoridades reforçam que a realização de queimadas é proibida durante o período de estiagem. Colocar fogo em terrenos, folhas, lixo ou qualquer outro tipo de material, tanto na área urbana quanto em chácaras, constitui infração e pode resultar em multas, além de representar risco à saúde da população e ao meio ambiente.
A orientação é para que moradores evitem qualquer tipo de queimada e comuniquem imediatamente os órgãos competentes ao identificarem focos de incêndio, contribuindo para prevenir novos casos e reduzir os impactos causados pelo fogo.

















Comentários (0)
Comentários do Facebook