Médico e secretária de Saúde descartam cancelar carnaval de rua em Barra do Garças

Com 65 novos casos e uma pessoa internada, autoridades de saúde comentaram sobre situação.

Médico e secretária de Saúde descartam cancelar carnaval de rua em Barra do Garças
Foto: Reprodução

Semana 7

O médico e diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças, Rafael Joviano, e a secretária municipal de Saúde, Salete Terezinha Lauermann, descartaram a necessidade de cancelar o carnaval de rua devido aos novos casos de covid-19 no município. As declarações sobre o assunto foram feitas durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (1º).

Conforme as informações da pasta de Saúde do município, até o momento, 65 novos casos de Covid-19, oito deles notificados nas últimas 24 horas. Em relação ao número de internados, há apenas um paciente hospitalizado na UPA, o qual pertence ao grupo de risco. Contudo, o caso não é considerado grave.

“Não vejo, neste momento, motivos para que se cancele o Carnaval. É uma pergunta difícil e estou dando uma resposta técnica. [...] se a pessoa sabe que tem idoso em casa e com comorbidade, ela precisa raciocinar que correrá risco de adquirir a doença e levar para esse familiar. Cada cabeça sua sentença”, disparou o médico.

“Nós estamos com um ‘surto leve’ por termos 65 casos, mas temos que tomar os devidos cuidados”, explicou a secretária de Saúde.

Ainda durante a entrevista, ambos destacaram que a população precisa reforçar cuidados sanitários como higienização das mãos e, se possível, uso de máscara em locais com aglomeração de pessoas ou quando apresentar sintomas gripais. Nesta última situação, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste de Covid-19.