EXCLUSIVO – Prefeito de Campinápolis fala sobre a qualidade da água do município; vídeo
Em entrevista, Jeovan Faria revelou os trabalhos que a gestão municipal tem feito para enfrentar o problema.
Por: Adailson Pereira
A qualidade da água distribuída à população de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), tem sido um dos temas mais debatidos no município nos últimos meses. Diante das constantes reclamações e da preocupação dos moradores, a equipe de reportagem da Mix Agora TV foi a campo e conversou, com exclusividade, com o prefeito Jeovan Faria (Republicanos), que esclareceu os pontos principais e detalhou as ações adotadas pela gestão municipal para enfrentar o problema. (Veja o vídeo no final da reportagem)
Durante a entrevista, o prefeito reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo sistema de abastecimento e destacou que a situação é resultado de problemas antigos, por ser uma ETA ultrapassada, e que se agravou com o crescimento da cidade. Segundo Jeovan Faria, desde o início da atual administração, a prefeitura tem trabalhado de forma contínua para garantir água de melhor qualidade à população, já que esse tema foi bandeira de sua campanha eleitoral.
Entre as medidas apresentadas estão ações paliativas já em execução, como manutenção constante da rede, construção de novos poços artesianos, limpeza do reservatório, além de ajustes no processo de tratamento. O prefeito também falou sobre os investimentos em andamento, incluindo a implantação da nova ETA que está em fase final para ser implantada, que deve ampliar a capacidade e assegurar um padrão mais adequado de potabilidade.
Jeovan Faria ressaltou ainda que o município atua em conjunto com os órgãos de fiscalização e segue as recomendações do Ministério Público, reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública e a transparência das informações.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Jornalista: Reclamação da população sobre a qualidade da água e recomendações do Ministério Público. Como a prefeitura recebeu essas recomendações e como a gestão municipal tem feito para sanar essas dificuldades?
Jeovan Faria: “Tivemos várias reuniões em relação à água com o Ministério Público e recebemos essas recomendações. A gestão focou nesse trabalho e tivemos infelizmente o problema hídrico com a falta de chuva. Isso prejudicou o andamento e a projeção de projeto que a gente tinha e tem e que colocamos em execução. Eu vejo com muita tranquilidade e naturalidade, uma vez que o consumidor tem toda a razão, pois ele paga por esse benefício e tem que ser entregue com qualidade [...] A nossa gestão está desde o início do mandato focado e preocupada com essa questão da água. Nós temos aqui em Campinápolis, uma ETA de 86/88, precária e ela ficou ineficiente devido o aumento da população. Estamos tomando agora uma série de medidas, como a contratação de uma empresa para fazer o levantamento sobre as medidas que devem ser tomadas com essa ETA que está em funcionamento. Já estamos com esses projetos em mãos e vamos orçar para melhorar a qualidade da água. Investimos em pouco mais de um mês, mais de 200 mil reais com bombas, produtos, ampliações. Estamos há mais de 15 dias com maquinários fazendo trabalho em uma das capitações de água, melhorando a capacidade de armazenamento de água [...] vamos triplicar o nível de armazenamento de água nesse local para não ter problemas de falta de água lá na frente [...] dentro de 30 dias, vamos fazer 3 poços artesianos em funcionamento aumentando a capacitação de água, são essas medidas que já estão em andamento. Sabemos que a qualidade da água está ruim, mas não estamos parados [...] A nova empresa que está comandando a ETA assumiu na semana passada, tomando pé de tudo e está tomando as devidas providências [...] precisamos agora de tempo, dias, para as coisas serem executadas e eu acredito que em pouco mais de 30 dias, uma boa parte desse problema já vai estar solucionado”.
Jornalista: Em relação ao racionamento de água que vem sendo feito em Campinápolis
Jeovan Faria: “Com relação ao racionamento, se deu por causa da falta de chuva, problemas hídricos. Mas hoje, essa deficiência, não temos ela mais. Adquirimos duas bombas com capacidade que não tínhamos aqui, com capacidade de vazão muito alta e graças a Deus a chuva veio e estamos abastecidos. O problema da falta de água, não vamos ter mais [...] agora estamos focados em melhorar a qualidade da água, fazendo a ampliação da ETA”.
Jornalista: Sobre a antiga empresa, a prefeitura pretende responsabilizá-la?
Jeovan Faria: “Olha, na verdade, fizemos várias reuniões com essa empresa, e se você for entrar com processo judicial e como a gente tinha urgência em resolver esse problema, reunimos com a empresa e fizemos um distrato amigável para resolver esse problema o mais rápido possível, porque, estávamos com essa situação perdurando muito e se entrássemos com processo, isso atrasaria muito mais [...] assumimos essa responsabilidade total para fazer esse melhoramento necessário para atender a população”.
Jornalista: Como está o andamento da construção da nova ETA?
Jeovan Faria: “A construção da nova ETA foi a principal bandeira nossa no início da gestão. Antes de assumir o mandato, estive em Cuiabá conversando com o Governo do Estado buscando essa parceria. Logo após alguns meses de mandato, o governo sinalizou positivamente em encaminhar recursos para construir uma nova ETA. A atual Estação de Tratamento de Água será totalmente desativada. O projeto da nova ETA está em análise e protocolado na Sinfra, a equipe de engenharia esteve aqui in loco, fizeram algumas adequações e está em fase a aprovação no órgão. A partir do momento que aprovar, iremos construir essa nova estação”.
Jornalista: Reportagens sobre veículos de comunicação que publicam matérias sem entrar em contato com a prefeitura
Jeovan Faria: “Infelizmente, acontece muito, não só aqui em Campinápolis, a questão da politicagem. Acompanhei algumas matérias onde muitas coisas não refletem a realidade [...] entrei aqui sabendo desse problema de água e não vamos tirar a nossa responsabilidade, mas a nossa principal prioridade foi buscar parceria e recursos para resolver esse problema. Isso requer prazo para execução [...] eu espero que essas mesmas pessoas que estão publicando, denunciando e atacando mostrem o que foi feito antes da gente publicar nessa mesma data ano que vem. Está ruim, tá, pode publicar? Pode, mas não aumenta não, vamos por só a realidade. Quando tudo estiver normalizado, com a nova ETA em funcionamento, essas mesmas pessoas devem procurar a mídia falando que o problema foi resolvido. Se gosta de falar, tem que falar o ruim e o bom, é assim que funciona a democracia”.
Jornalista: Mensagem para a população
Jeovan Faria: “Nossa gestão segue empenhada e não paramos em momento nenhum. Estamos preocupados com isso, e damos razão a população. Várias pessoas me procuram, eu explico o que está acontecendo. Peço um pouco de paciência, tenho certeza que dará certo e vamos sanar de vez o problema de abastecimento de água tanto em volume quanto em qualidade em nosso município, estamos focados nisso”.












Comentários (0)
Comentários do Facebook