Indígena morre em Campinápolis vítima de atropelamento; vídeo

Grupo de indígenas fecharam uma das saídas da cidade e atearam fogo no caminhão envolvido na colisão.

Indígena morre em Campinápolis vítima de atropelamento; vídeo
Foto: Reprodução

Por: Adailson Pereira

 

Um homem indígena que não teve a identidade divulgada, morreu na noite desta segunda-feira (08), vítima de acidente de trânsito na estrada vicinal que liga Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), ao distrito de São José do Couto. Segundo informações, a vítima conduzia uma motocicleta que colidiu lateralmente com um caminhão Mercedes Benz, de uma empresa de materiais de construção do município. A colisão aconteceu por volta das 19h, a cerca de 500 metros do perímetro urbano. Com o impacto, o indígena morreu na hora. A polícia tenta uma negociação com os indígenas.

 

A Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) foi acionada, e chegando ao local, encontraram um grupo de indígenas revoltados com a fatalidade. De acordo com testemunhas, eles chegaram a impedir o trabalho da PJC e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), além de sequestrar uma viatura da Polícia Civil que foi impedida de sair do local.

 

De acordo com o delegado Dr. Adriano Cavalheri, os indígenas tentaram levar os policiais civis de plantão para a aldeia.

 

“Somente com a chegada de um terceiro policial civil em veículo particular, possibilitou a saída dos colegas. O motorista do caminhão teve que fugir do local para não ser linchado”, disse o delegado.

 

Vale destacar que os indígenas negaram remover o corpo para necropsia. Houve tentativa de negociação com a CASAI de Campinápolis, no entanto, também foi negado, com justificativa à questão cultural. Como represália, eles atearam fogo no caminhão envolvido no acidente.

 

Diante da gravidade, o comandante regional da Polícia Militar, tenente coronel Gyancarlos Cabelho, promoveu reforço no policiamento em Campinápolis. Neste momento, os policiais estão em negociação com um grupo de indígenas na saída da cidade que liga ao distrito e as reservas indígenas.