CAPS de Campinápolis realiza pedalada em prol à vida, vídeo

A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira (01).

CAPS de Campinápolis realiza pedalada em prol à vida, vídeo
Foto: Arthur Peixoto - Mix Agência Criativa

Por: Adailson Pereira

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá), através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na tarde desta segunda-feira (01), a pedala em prol à vida. O tema da ação foi: “Agir e salvar vidas”. O ponto de encontro foi no ginásio central e contou com a participação da comunidade.

 

A pedalada percorreu algumas ruas da cidade e contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e uma ambulância do Hospital Municipal.

 

De acordo com a secretária municipal de saúde, Suelen Gomes, a ação é importante para orientar a comunidade sobre a importância dessa temática.

 

“É muito importante a gente termos em nosso município essa mega pedalada, sendo o início de várias outras ações. É preocupante a realidade vivida devido ao número de casos e, nós temos que nos unirmos para combatermos o aumento de casos e trabalhando com a prevenção”, disse a gestora.

 

Gomes ainda ressaltou que todas as Unidades Básicas de Saúde são portas de entrada para as pessoas que necessitam de um atendimento especial.

 

Psicóloga do CAPS, Heloísa Formiga ressaltou que a pedalada teve como objetivo transmitir a mensagem de amor a vida à população.

 

“Infelizmente, os números de casos de suicídio e tentativa de suicídio aumentaram e, a gente, quer transmitir isso, que existe uma experiência de cuidado para as pessoas e que cada um de nós temos uma responsabilidade quando a gente acolhe. A gente convida a todos para agir e salvar muitas vidas. Quando terminarmos essa ação, a gente quer que fique essa mensagem para tentarmos diminuir esses casos alarmantes”, disse a psicóloga.

 

Casos no Mundo

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1 milhão de pessoas morrem por suicídio a cada ano no planeta, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, o cenário é igualmente grave: uma morte por suicídio ocorre a cada 45 minutos, totalizando mais de 2.160 óbitos por dia no país. A faixa etária mais afetada é entre 17 e 29 anos.

 

Peça ajuda

 

Se você ou alguém que você conhece está precisando de apoio, saiba que a ajuda está disponível.

 

Procure o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio de forma gratuita e sigilosa, 24 horas por dia. Ligue para 188 ou acesse cvv.org.br.