Estande do Sistema Famato, Senar e Sindicato agrega conhecimento durante a Exponovo em Novo São Joaquim
O local foi frequentado por diversas pessoas durante os três dias de eventos.

Por: Adailson Pereira
Durante o 39º aniversário de Novo São Joaquim – Exponovo 2025 – o Sindicato Rural do munícipio, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) expuseram no estande, oficinas e vitrines de cortes de carnes para os produtores rurais e a população que prestigiou o evento.
Mobilizador do Sindicato Rural de Novo São Joaquim, Saulo Ramos ressaltou a importância dessa ação durante a Exponovo.
“A vitrine foi liberada ao público, qualquer pessoa poderia participar. Foram mostrados os cortes finos da carne bovina que foram mostrados pelo instrutor e depois vão ser degustados gratuitamente pelas pessoas presentes. Durante a Exponovo, tivemos as vitrines de carnes suína, bovina e tivemos a oficina da linguiça apimentada. No Final os quatro participantes ganham um kit. O Senar MT trabalha em prol do produtor rural e seu entorno e essas oficinas e vitrines servem para mostrar a eles que não tem certos conhecimentos com cortes de carnes a importância de aprender sobre isso”, disse o mobilizador.
Presente no último dia de festa, o superintendente do Senar, Marcelo Lupatini, destacou a presença ativa do presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim nas ações desenvolvidas pelo órgão. “Viemos prestigiar novo são Joaquim com a Exponovo e durante o evento, mostramos em nosso estande o que o Sistema Famato e Senar pode favorecer ao produtor rural e para toda a sociedade. O Dr. Carlos [Royttmen] é muito ativo e pede sempre para a gente ajudar novo são Joaquim e sempre que posso, a gente atende”.
Outra liderança do Estado que esteve presente na festa foi o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, que destacou o investimento que o Senar e a Famato vêm desenvolvendo em Novo São Joaquim.
“Estamos fazendo um investimento nosso aqui, que é o NAC [Núcleo Avançado de Capacitação] e logo iremos inaugurar aqui em Novo São Joaquim. Essa economia nossa é forte e eu conheço um pouco particularmente essa economia local. Sei que aqui tem uma pecuária forte, e tem a agricultura também e demanda muito essa atenção por parte da direção. Hoje, o agro representa mais de 55% o PIB do Estado de Mato Grosso e, eu, fiz o compromisso de estar próximo do produtor rural e tenho que fazer isso. Finalizando o prédio do NAC, os produtores serão mais assistidos, com qualidade e lugar mais apropriado”, disse Tomain
Diretor financeiro da Famato, Robson Marques enfatizou os serviços ofertados no estande durante a Exponovo. “É um prazer estar aqui prestigiando essa grandiosa festa. Aqui tivemos a oportunidade de expor, não só a parte tecnológica, mas toda uma parte estrutural, onde os produtores rurais se sentem prestigiados e nós, diretores da Famato, não poderíamos deixar de vir e prestigiar o presidente Carlos Royttmen que tem feito um belíssimo trabalho aqui na cidade de Novo São Joaquim”.
Vereadora e filha do presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim, Rahissa Royttmen (PL), agradeceu a presença da direção do Senar e Sistema Famato na festa em comemoração ao aniversário do município. “É uma alegria receber essa turma tanto do sistema Famato, quanto do Senar prestigiar a nossa festa e trazer uma estrutura dessa é uma grande alegria para o produtor, para a nossa família rural, ter um espaço com vitrines com cortes de carnes, onde as pessoas podem olhar como são feitas e depois tem a degustação um espaço confortável. Fica aqui o meu agradecimento”.
Presidente do Sindicato Rural e procurador jurídico do Senar MT, Dr. Carlos Royttmen parabenizou a gestão municipal e revelou benefícios que serão implantados em Novo São Joaquim.
“Parabenizo o Leonardo, a Isabella pela parceria que tem com o sindicato rural de novo são Joaquim, com o Senar e a Famato [...] pela primeira vez trazemos esse estande do Senar em Novo São Joaquim, vamos estar levando em todas as pequenas, médias e grandes cidades de mato grosso. Aqui nós temos três Assistências Técnicas Gerenciais (ATeGs), atendemos 75 propriedades rurais, gerando 3 empregos na cidade, estamos pleiteando a rede ATeC, faculdade CNA, para a gente abrir um curso técnico de Zootecnia aqui em Novo São Joaquim, com duração de 2 anos, e vamos oferecer vagas para até 30 alunos para se tornar um profissional do agro, para no futuro ser até um técnico de campo do Senar MT. Essa parceria de Sindicato, prefeitura e governo do estado é importante, porque é a união que faz a força”, destacou Royttmen.
Comentários (0)
Comentários do Facebook