Sindicato Rural de Campinápolis realiza aula inaugural do Centro de Equoterapia no município
A cerimônia aconteceu na sede do Sindicato Rural na tarde desta terça-feira (18).

Por: Adailson Pereira
A Equoterapia é um recurso terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O animal com o seu movimento tridimensional, atua na facilitação neuromuscular e sensorial, que associado ao vínculo afetivo estabelecido entre paciente, o cavalo e terapeuta, contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Através de um projeto desenvolvido pelo Sindicato Rural de Campinápolis (a 545 km de Cuiabá) em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar MT), e prefeituras de Campinápolis e Novo São Joaquim, realizou na tarde desta terça-feira (18), a aula inaugural do Centro de Equoterapia do município.
Presente na cerimônia, o promotor de justiça, Fabrício Mereb, destacou a importância de o Ministério Público contribuir com o projeto.
“É um prazer muito grande poder contribuir com a comunidade de Campinápolis, Novo São Joaquim e aqui vai se tornar um polo para atender Nova Xavantina e Água Boa. Também mostra uma parceria entre Ministério Público e o agronegócio, porque a medida em que começamos a andar juntos, vamos construir uma sociedade melhor, igualitária, inclusiva e trazer o bem-estar para as pessoas”, disse Mereb.
Vice-prefeito por Campinápolis, Eurides Silvestre (Republicanos), ressaltou que Campinápolis e Novo São Joaquim saíram na frente de grandes cidades com a implantação da Equoterapia. “Grandes centros ainda não tem esse projeto. Ele é pouco conhecido pela população brasileira. É um projeto muito importante e temos que dar o apoio necessário porque vale muito a pena”.
Para participar do projeto, o presidente do Sindicato Rural de Campinápolis, Joaquim Júnior, ressaltou que o paciente passe por uma triagem na secretaria de saúde.
“Quem participa são pessoas especiais que necessitam desse tratamento. São feitas triagens dentro da Secretaria Municipal de Saúde e o pessoal manda a demanda para a gente. A parceria entre Ministério Público e Senar está sendo um sucesso. Esse projeto era um sonho nosso, há muito tempo lutamos por isso e estamos felizes em proporcionar esse tratamento à comunidade”, disse o presidente sindical.
Supervisor Regional do Senar MT, Rodrigo Nalon em entrevista revelou que com o início das aulas de Equoterapia, o órgão começa a auxiliar com o aporte financeiro. “O centro vai atender de crianças à idosos, e com esse início dos atendimentos, vamos começar a auxiliar financeiramente o projeto”.
Representando a primeira-dama de Novo São Joaquim, a secretária municipal de saúde, Renata Martins analisou a importância do projeto e revelou que a gestão municipal vai auxiliar no transporte aos pacientes. “Represento aqui a Isabella Mendonça que é uma lutadora desse projeto, que é um marco para a saúde. É um tratamento de ponta, de elite e ficamos felizes e vamos fornecer transporte seguro e eficaz para os pacientes de Novo São Joaquim para vir até Campinápolis realizar esse tratamento”.
Vale ressaltar que a equipe de profissionais do projeto passou por um treinamento realizado na Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), sediada em Brasília/DF.
Equitador, Brenner Izaifho disse que é um prazer ajudar as crianças que necessitam do tratamento. “Agradeço à Analice que me deu oportunidade, e esse projeto vai ser muito bom no desenvolvimento desses pacientes”.
Psicóloga do CRAS de Campinápolis, Ludmila Lara ressaltou que o Centro de Equoterapia era um projeto sonhado pelo município. “A Analice encabeçou esse projeto através das reuniões que a gente fazia com as mães e com o promotor. A gente tinha dificuldade em buscar atendimento aqui e os nossos filhos eram levados para outras cidades. A Analice fez o projeto, levou ao Ministério Público e conseguiu a verba. Hoje, esse tratamento é realidade em Campinápolis”.
Sobre o tratamento
Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, por exemplo.
As sessões geralmente duram cerca de 30 minutos, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, com orientação e acompanhamento de uma equipe de profissionais, composta pela fisioterapeuta Danila Azevedo, equitador Brenner Izaifho, guia Kauane, tratador Pedro Santana e o veterinário Rafael.
Em Campinápolis, o tratamento é realizado na sede do Sindicato Rural, um ambiente adequado e especializado. Os animais utilizados no tratamento são mansos, dócil e bem treinado para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido.
O tratamento é indicado
A Equoterapia é indicada para pessoas de todas as idades, que apresentam os seguintes quadros clínicos:
- Lesões neuromotoras;
- Paralisia cerebral;
- AVE (AVC, derrame);
- Traumatismo craniano encefálico;
- Lesões medulares;
- Síndromes diversas;
- Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e metabólicas;
- Disfunções sensório-motora;
- Transtorno da coordenação motora;
- Distúrbios de linguagem, aprendizagem, comportamentais e emocionais;
- TDAH, autismo, dislexia e outras dificuldades em leitura, escrita e raciocínio lógico matemático.
Benefícios
Os principais benefícios da Equoterapia são:
- Desenvolvimento do afeto, devido ao contato da pessoa com o cavalo;
- Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
- Melhora da postura e do equilíbrio;
- Aumenta a autoestima e a autoconfiança, promovendo a sensação de bem-estar;
- Melhora o tônus muscular;
- Melhora na postura;
- Permite o desenvolvimento da coordenação motora e percepção dos movimentos.
- Além disso, a equoterapia faz com que a pessoa se torne mais sociável, facilitando o processo de integração nos grupos, o que é muito importante.
Comentários (0)
Comentários do Facebook